terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Resenha: Legend

Título: Legend
Original: Legend

Autor: Marie Lu

Editora: Prumo
Páginas: 253

Nota: 10


Sinopse: Outrora conhecida como a Costa Oeste dos Estados Unidos, a República é hoje uma nação em constante guerra com seus vizinhos, as Colônias.

Nascida de uma família de elite em um dos bairros mais prósperos da República, June, de quinze anos, é um prodígio militar. Obediente, entusiasmada e comprometida com seu país, ela está sendo preparada para o sucesso nos círculos mais elevados da República.
Nascido nas favelas do setor Lake da República, Day, de quinze anos, é o criminoso mais procurado do país. Mas seus motivos talvez não sejam tão mal-intencionados quanto dizem.
Originários de mundos completamente diferentes, os caminhos de June e Day poderiam jamais ter se cruzado. Porém, quando o irmão de June é assassinado e Day se torna o principal suspeito, os dois se vêem encurralados em um jogo de gato e rato. Day tenta desesperadamente garantir a sobrevivência de sua família, enquanto June quer vingar a morte do irmão a qualquer preço.
Mas, numa reviravolta incrível, os dois descobrem a verdade sobre o que realmente os uniu e sobre as medidas extremas às quais o país recorre para proteger seus segredos.
Pleno de ação, suspense e romance, este primeiro e instigante livro da aclamada Série Legend é emocionante da primeira à última página.



                                                 



Em primeiro lugar, antes de tudo, quero dizer que eu tinha expectativas muito, muito, mas muito altas com relação a esse livro, e ele não só as alcançou como superou também! Este livro fez com que eu me tornasse super fã do trabalho da Marie Lu, que eu passasse horas durante as madrugadas lendo-o, que eu aproveitasse cada segundo disponível para devorá-lo – e inclusive sonhar com a estória - e agora estou à beira da loucura para ler a continuação!

Os capítulos são alternados entre os dois personagens principais, June e Day. O que se torna algo muito interessante, pois diversas vezes, conseguimos observar a mesma cena, porém de pontos de vista diferentes.

Falando dos personagens, June é o prodígio do país, com apenas quinze anos está terminando a faculdade. Seu irmão, Metias, é militar e o único membro de sua família imediata. Seus pais morreram em um acidente de carro. Day é o criminoso mais procurado da República. Ninguém sabe ao certo como é seu rosto, nenhuma autoridade o conhece. Sua família vive em um bairro pobre, chamado Lake. Sua mãe pensa que ele está morto, e, de sua família, somente seu irmão mais velho, John, sabe que ele está vivo. Day tem uma amiga que sempre o acompanha e o ajuda a cuidar de sua família, Tess, e é praticamente a única pessoa em que confia.

Os caminhos de Day e June se cruzam quando Metias é morto e o principal suspeito de tê-lo assassinado é Day. June então começa a rastreá-lo para se vingar. June o atrai a uma armadilha e o entrega aos militares da República.

Enquanto ele está preso, ela não consegue parar de pensar nele, e ao conversar com Day, este revela segredos sobre a República, segredos esses que June não consegue acreditar. Ela então não consegue mais suportar a ideia e passa a pesquisar e acaba descobrindo coisas sobre a República que jamais poderia imaginar.

June então se revolta, várias coisas acontecem – não posso contar, perde a graça... (além de ser spoiler!) – a situação sai do controle e então chegamos a uma parte incrível e então vem o final – que nos deixa com gostinho de quero mais!

Sobre a escrita, bem, é maravilhosa! Li páginas e páginas e nem percebi que já havia lido tanto! A leitura se desenvolve de maneira espetacular e simples!

A trama tem um poder muito forte sobre o leitor, realmente prende a qualquer um – acho que nunca gostei tanto de um livro como gostei desse!

Normalmente eu indicaria os tipos de pessoas que combinariam com esse livro, porém, esse livro combina com qualquer leitor! Todos, sem exceção, irão se envolver de certa maneira com essa trama, a ponto de não conseguir parar de ler até chegar ao fim! E irão ficar loucos – como eu – pela continuação!



Quotes favoritos:

“(...) bem, ele era uma pessoa melhor do que eu, penso amargamente.”


“(...) Ele tem olhos azuis brilhantes, poeira no rosto e um boné surrado na cabeça. Neste momento acho que é o garoto mais gato que já vi na vida.”


“(...) Ela é bonita de uma forma que me distrai a atenção. (...) Não, bonita não é a palavra certa. Linda a descreve melhor. (...)”


“(...) Era poeira em todos os lugares, mas, mesmo com ela, surgia esse garoto lindo, com os olhos mais azuis que já vi, estendendo sua mão para me ajudar a me levantar.”


“– Por que cada dia significa novas 24 horas. Cada dia quer dizer que tudo é possível de novo (...), e tudo se resume a um dia após o outro. (...) E aí você tenta caminhar sob a luz.”


Além disso, foi lançado Prodigy - a continuação de Legend - nos Estados Unidos, no dia de hoje, 29/01. Aqui no Brasil o lançamento está previsto para o primeiro semestre do ano, sem data confirmada. O jeito é aguardar mesmo - muito ansiosa! -.



                                              


Tenham uma excelente leitura!


Ana Batuta

Nenhum comentário:

Postar um comentário